Aqui no Bike in Switzerland, a equipe adora experimentar a gastronomia dos destinos pra onde viaja. Por isso, achamos super importante incluir em nossos tours pratos típicos da Suíça. Experimentar a gastronomia local e uma forma de viajar também né?!
Preparamos, então, uma listinha com 8 pratos deliciosos e super característicos daqui. Não deixem de prová-los durante nossos tours:
Esse prato é o queridinho do inverno – mas também de qualquer estação do ano quando se está nas montanhas. Raclette é um tipo de queijo delicioso que comemos derretido sobre batatas cozidas e alguns outros acompanhamentos, como picles e cebolinhas em conserva. Esse é um dos pratos mais simples da Suíça, porque realmente não tem mistério no preparo, mas é um dos mais saborosos e o preferido dos nossos guias Adrian Bellwald e Raquel Furtado.
O Raclette é preparado em uma racleteira que pode ser elétrica ou não. O tipo mais comum encontrado em restaurantes é o elétrico. Os tamanhos variam bastante. Em casa, alguns casais costumam ter uma versão mais “rústica” mas cheia de charme: uma recleteira que funciona com velas. Seja qual for o tipo de racleteira utilizado, o resultado final é divino!
Nosso tour Crans Montana – Zermatt inclui um jantar maravilhoso com Raclette em Zeneggen, no topo da montanha com vista para os alpes e seus picos de mais de 4.000 de altura! Incrível, né?! Esse é o tour queridinho da nossa fundadora e guia, Ana Elisa.
Como vocês podem ver na imagem, as racleterias são acompanhadas de uma espátula que usamos para raspar o queijo e colocá-lo sobre os acompanhamentos. Uma curiosidade? A palavra Raclette vem exatamente do verbo francês “racler“, que significa raspar. É uma referência à forma de fazer e servir o raclette.
Ah… a batata Rösti!! Muita gente já até conhece esse prato, mas comê-lo na Suíça é mais especial. O preparo aqui é divino. Rösti é naturalmente um acompanhamento, mas em algumas regiões daqui já virou até prato principal. Rösti é feito com um tipo específico de batata. Ela é ralada e combinada com queijo, ovos e alguns tempeirinhos. Nossas versões preferidas são aquelas que incluem bacon. A gente adora!
Em vários dos nossos tours você verá a opção de Rösti no cardápio! Não deixe de experimentar!
O famoso pão de domingo. O Zopf parece uma rosca como temos no Brasil, e também parece a Chalá, um pão trançado judaico. Mas não se deixe enganar. Diferente dessas opções, o Zopf não é um pão doce. Ele tem um sabor levemente salgado e bem neutro, que combina com simplesmente tudo. Comemos por aqui com geléias, queijo, manteiga, frios, mel ou simplesmente qualquer coisa.
Ao ver um Zopf no café da manhã do seu hotel ou em um dos nossos piqueniques, não deixe de experimentá-lo! Essa foto é do nosso piquenique em Ticino, um tour de um dia de bike que é maravilhoso!!! Um spoiler? Esse piquenique é nas margens do rio Maggia, no vale de mesmo nome.
Um prato que se assemelha ao nosso strogonoff. Por aqui, ele é preparado com tiras de carne de vitela, vinho branco e creme de leite. Muitas vezes, e pra felicidade do nosso time, ele vem com cogumelos também! Muitas vezes o Kalbsgeschnetzeltes é servido com Rösti. Uma combinação perfeita.
Experimente o Kalbsgeschnetzeltes em nosso tour de Interlaken – Grindelwald.
Fondue todo mundo já ouviu falar, né?! Mas aqui na Suíça ele é um queridinho também! O fondue é uma combinação de queijos, vinho branco e algumas especiarias. Tradicionalmente, come-se fondue bebendo vinho branco. Essa é uma curiosidade interessante para os brasileiros, né? Costumamos acompanhar o fondue, no Brasil, com vinho tinto. Mas por aqui queijo pede, na maioria das vezes, vinho branco.
Comemos fondue com pedacinhos de pão. Algumas pessoas, entretanto, gostam de colocar batatas também, como acompanhamento extra.
Por ser um prato mais pesado, por aqui temos o hábito de comê-lo apenas no inverno (ou em algum dia bem frio fora de temporada).
O Schnitzel é nosso queridinho bife à milanesa. Mas confesso que por aqui ele tem um charme especial. Ele é originalmente feito com carne de vitela, mas atualmente encontramos opções com carne de porco ou de frango. Apesar de não ser um prato de origem suíça, o Schnitzel é muito, muito comum por aqui. Frequentemente é servido com porção de batata frita. Fica bom demais!! Mas ele também combina bastante com legumes.
Uma variação do Schnitzel é o Cordon Bleu, um dos pratos preferidos do Matthias Gerster (e da Ana Elisa também). Ele é feito com duas fatias de carne recheadas com queijo e Prosciutto local. Normalmente utilizam queijo Emmentaler, Gruyère, ou Appenzeller (as vezes até o Raclette). Fica delicioso com qualquer opção!
Fique de olho nos cardápios durante nosso tour de Emmental para que você experimente o Cordon Bleu em alguma oportunidade!
Sem mistério: esse é o purê de maçã, um prato super típico daqui. Não sei se vocês sabem mas a Suíça é praticamente o paraíso das maçãs. Existem muitos tipos variados aqui – cada um mais delicioso que o outro. Não à toa, você também encontra sucos de maçã por todos os lados. Inclusive, experimente um Apfelschorle um dia – é um suco de maçã gaseificado. Parece um refrigerante natural. Bom demais!!
Voltando então ao purê de maçã, ele é suave, leve, e costuma levar um toque de canela e até um pouquinho de baunilha. A curiosidade é que aqui combinam o Apfelmus com massa! Um prato bem típico é o Älplermagronen mit Apfelmus.
Esse é um prato de origem alpina (o nome significa “macarrão alpino”) que tem como objetivo repor as energias depois de um longo dia de caminhadas ou atividades nas montanhas. É bem comum encontrar essa opção nas cabanas de montanha. A gente adora!
A região de Interlaken é considerada uma das mais lindas da Suíça. Sua fama é praticamente mundial. E também não era pra ser diferente. A cidade está localizada entre dois lagos (de tom azul-esverdeado) e aos pés de montanhas maravilhosas. Bem pertinho, você ainda encontra Grindelwald […]
Aqui na Bikeinswitzerland oferecemos tours com bikes tradicionais ou e-bikes (bicicletas elétricas). Alguns clientes, entretanto, ficam em dúvida sobre qual tipo de bicicleta escolher. Esse post é para te ajudar nisso. Então vamos lá: Diferença entre bikes tradicionais e e-bikes E-bikes são bicicletas elétricas motorizadas, […]